Onde estamos

  • White Instagram Icon

© Copyright 2017

Tel: (13) 3877-9155 | (13) 99666-0668

E-mail: contato@escolacompanhia.com.br

Fale conosco

Filosofia e projeto pedagógico

Nossa escola inspira seus princípios pedagógicos na teoria e práxis sociointeracionista, valorizando a formação integral do aluno, nos seus aspectos físico, emocional, cognitivo e suas relações com o conhecimento, com o outro e com o mundo. Sendo assim, organizamos nossa rotina de forma a contemplar tais aspectos pelo viés da ludicidade e da promoção da interação entre as crianças, os adultos e o ambiente educacional. Trabalhar com essa abordagem teórica pressupõe a aprendizagem como um fenômeno que se realiza na interação com o outro, a partir de um processo de troca, que possui uma dimensão coletiva.

Além disso, buscamos promover oportunidades para cada criança conhecer o mundo e a si mesma, aprender a participar de atividades individuais e coletivas, a cuidar de si e a organizar-se. Protagonismo é o princípio que traduz nossa pedagogia, estabelecendo o compromisso com uma criança potente, com um sujeito que já é (e não um vir-a-ser), por meio da escuta atenta e sensível, traduzida num cotidiano que traça seu percurso através de projetos constituídos nas pesquisas infantis e não por apostilas ou livros didáticos já pré-formatados e que não dialogam com o universo da infância.

 

Outro aspecto essencial que embasa nossa práxis é o conceito do “brincar” como força motriz para o aprendizado. Entendemos a brincadeira como um elemento especial nas rotinas da Educação Infantil, pois é o viés pelo qual as crianças se apropriam do mundo. Brincar permite duas formas de desenvolvimento para a criança: a de desenvolver a sua capacidade simbólica e a possibilidade se colocar no mundo, interagindo com as pessoas. Piaget, Vigotsky, Wallon, Ferreiro, Malaguzzi, Freinet, Montessori e Freire são alguns de nossos marcos teóricos.

DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA

A documentação, de inspiração Reggiana, é um processo privilegiado de comunicação entre a escola e a comunidade, entendida como um fazer cotidiano de nossa equipe de profissionais, por meio da compilação subjetiva de dados fotográficos, audiovisuais, pictográficos, escritos, que evidenciam o processo de indagação e aprendizagem das crianças. A interpretação coletiva dos percursos infantis em nossa rotina ganha um registro especialmente elaborado e cuidado, que visa tornar visível a aprendizagem que aqui se constrói.

BERÇÁRIO

 

Grupo 1, Grupo 2 e Grupo 3 abarcam crianças dos 4 meses a 01 ano e 09 meses de idade. O fato de estarem juntas, por si só, garante o benefício da convivência entre diferentes faixas etárias, pois a aprendizagem entre pares é indiscutivelmente muito rica. Entretanto, existem demandas que são específicas nas faixas etárias de 0 a 9 meses e de 10 meses a 1 ano e 9 meses.

 

Por essa razão, em nossa rotina, garantimos momentos em que estão juntas e outros em que as propostas são separadas. Os bebês precisam de maior tempo de sono, momentos mais individualizados e desafios ligados aos aspectos motores de sentar, engatinhar, andar. Isso não os exclui da interação e do conhecimento de si que, intencionalmente, são provocados no cotidiano. Isso nos leva a elaborar um currículo apoiado no trabalho com o desenvolvimento da identidade, da interação e da autonomia.

 

As aprendizagens ganham espaço nas experiências cotidianas que os bebês e as crianças realizam, por meio da exploração do ambiente, intencionalmente organizado, e da interação com as outras crianças e com os adultos. O desenvolvimento nesta fase está ligado às funções psíquicas da afetividade, do ato motor e da inteligência. Livre movimento, a presença acolhedora do adulto e o cuidado afetuoso são os pilares do trabalho que desenvolvemos em nosso berçário.

ADAPTAÇÃO

 

O processo de adaptação tem início com um horário reduzido em relação à jornada escolhida e, nos dias subseqüentes, esse tempo de convívio aumenta gradativamente, até que a criança possa ficar sem os pais na escola. No entanto esse processo pode ser alterado para atender as necessidades específicas de cada criança ou de cada família. Um fator de grande importância é a confiança que os pais depositam na escola e que sustentam frente à criança. 

ALIMENTAÇÃO


A alimentação é parte integrante e fundamental da jornada das crianças. É um momento tão importante quanto o da troca, o do sono, ou do brincar. Por isso, nosso cardápio de alimentos saudáveis e integrais é pensado pela nutricionista Ana Carolina Camargo Neiva, CRN 25274, para que haja uma cultura alimentar adequada, propiciando o combustível para uma infância potente.

 

Dessa forma, priorizamos o consumo de frutas, legumes, verduras e grãos integrais, que são preparados diariamente na cozinha da escola. Uma preocupação importante também diz respeito à redução do açúcar (para crianças a partir dos 4 anos), e da anulação de oferta de açúcar refinado não só no cardápio, como nas propostas de culinária e atividades diversificadas.

 

Para as crianças de zero a 3 anos e 11 meses, optamos por não oferecer nenhum tipo de açúcar refinado. Entendemos que cada família faz sua escolha, mas oferecer uma alimentação saudável e natural faz parte da filosofia da escola e de todo o nosso projeto político-pedagógico. Considerando isso, também reformulamos nosso cardápio de aniversário, optando por alimentos integrais (no caso do bolo e salgados) e receitas alternativas, como o brigadeiro de chuchu. O cardápio é enviado mensalmente aos pais. 

LogoCompanhiadaCriança.png