Unidade: Canal 4 Horário: das 7h às 19h

PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA (DE 0 A 3 ANOS DE IDADE)

Atendemos bebês a partir de 4 meses. Inspirados na Abordagem Pikler, nossa escola tem como pilares de trabalho: a valorização do vínculo entre a educadora e o bebê; o reconhecimento e o respeito à individualidade dos bebês; a promoção da autonomia através da liberdade de movimentos e do brincar livre; e o respeito ao tempo e espaço necessário ao desenvolvimento saudável e bem estar. Nosso currículo não prevê cartilhas ou apostilas, mas experiências de aprendizagem que marcam o corpo, o coração, a alma, as paredes, os papeis, os afetos e as memórias das crianças que habitam nosso quintal. O brincar heurístico é o grande viés de investigação dessa faixa etária, acompanhando o desenvolvimento de cada criança em seu tempo e subjetividade.

PRIMEIRA INFÂNCIA (DE 4 A 5 ANOS DE IDADE)

Inspiramos nossa proposta, dentre algumas referências teóricas, nas proposições de Reggio Approach, entendendo que a infância é o espaço/tempo da curiosidade, da criatividade, da potência do pensamento, da construção de teorias sobre o mundo. Assim, as múltiplas linguagens, poéticas e expressivas, são os caminhos pelos quais transitamos entre pensamento, ação, reflexão, aprofundando saberes e dando significado às teorias elaboradas pelas crianças. Arte, Natureza, Literatura e Brincadeiras são os eixos estruturantes de nossa proposta, em diálogo com as orientações curriculares legais. Os ateliês de expressão plástica (pintura, modelagem, linguagem digital, etc), de corpo (dança, circo, nutrição, música) e natureza compõem o cotidiano das crianças, dentro de sua jornada, ao longo da semana. Defendemos uma política de alimentação saudável, privilegiamos produtos de origem orgânica, não utilizamos açúcar em nossos cardápios até os 2 anos de idade (restrição total) e com muita moderação a partir dos 3 anos, produzimos todas as refeições na escola, valorizando o consumo de frutas, legumes, verduras em cardápios equilibrados e elaborados por nossa nutricionista. Além disso, elaboramos cardápios especiais para vegetarianos, veganos, restrições alimentares de qualquer tipo.

Unidade: Canal 5 Horário: das 7h às 18h

EDUCAÇÃO BI/MULTILÍNGUE

É oferecida em jornada integral, na qual cada turma etária é conduzida por uma dupla pedagógica, sendo uma professora referência em Língua Portuguesa e uma professora referência em Língua Inglesa; além dos professores assistentes. Nossa concepção de língua é baseada numa proposta decolonial, heteroglóssica, na qual a língua inglesa é vista como porta de acesso à cultura mundial. Outras línguas têm abertura para pesquisa, presença e trânsito em nossas jornadas, em especial o Espanhol e a Libras. Nosso foco de trabalho visa a ampliação do seu repertório intercultural, articulação de conteúdos e aprendizagens e desenvolvimento de habilidades e competências linguísticas.

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

Acreditamos que considerar tais habilidades no currículo efetivo da escola pressupõe oferecer às crianças a perspectiva e a flexibilidade necessárias para um funcionamento em alto nível, mesmo sob condições de incertezas, pressões, desafios, mudanças, estresse, fatores tão presentes no mundo atual. Sendo assim, projetamos um currículo no qual as relações inter e intrapessoais são tão importantes quanto as habilidades cognitivas a serem desenvolvidas. A estratégia da tutoria, aliada ao protagonismo efetivo das crianças em ações como comissões de trabalho e assembleias, oferecem o “scaffolding” necessário para o desenvolvimento sadio de nossas crianças, tendo o ambiente escolar como um espaço de segurança emocional e afetiva.

AVALIAÇÃO REPOSICIONADA

Com turmas de, no máximo 25 crianças e, no mínimo 3 educadores por turma, orientamos a organização de nossa jornada de trabalho a partir de pequenos grupos transitórios, orientados a partir de diferentes critérios. Seja por centros de interesse de pesquisa, por competências/objetivos de aprendizagem em foco ou ainda uma organização puramente etária, as crianças vivenciam diferentes papeis no grupo, em especial porque há momentos que são os mais experientes e há momentos em que são os menos experientes. Essa organização nos garante um melhor atendimento, atenção individualizada e acompanhamento sistematizado de todas as crianças de cada grupo.
As jornadas podem ser organizadas em 3 turnos: parcial, integral, estendido e, em todas elas, organizamos propostas com alternância de concentração/dispersão, para um desenvolvimento integral e holístico de corpo, mente e emoções.

FAMÍLIA

Enxergamos a família como uma grande parceira em nosso projeto educativo. Sua presença é parte importante de nosso cotidiano, não só nas jornadas diárias, reuniões convencionais e eventos, bem como nos workshops sistemáticos nos quais vivenciamos, junto às famílias, os princípios que regem nossa metodologia, tornando visível o porquê fazemos o que escolhemos fazer na escola.

Currículo no Cotidiano

Folha Folha