Princípios

A criança como centro do currículo

O protagonismo infantil é um princípio que sustenta todas as nossas ações e decisões em torno do currículo. O cotidiano é o conteúdo fundamental, a partir do qual todos os saberes sistematizados pela humanidade aparecem permeados de sentido, afinal a escola é a vida das crianças e não uma preparação para uma vida futura. Conciliar os interesses dos alunos com as necessidades de aprendizagem garante que a criança seja vista como um sujeito cognoscente, cidadão de direitos, dando espaço para sua voz e sua agência autônoma.

A criança como centro do currículo
Professor Pesquisador

Em nossa escola, valorizamos uma atuação pesquisadora, na qual os conhecimentos são tecidos, refletidos e confrontados cotidianamente entre todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem. Somos produtores de Ciência da Educação e, nessa condição, o estudo, a investigação e a comunicação de saberes são ferramentas cotidianas de promoção de cultura da infância e de constituição de uma comunidade em constante aprimoramento profissional.

Metodologia

Ancorados na teoria socioconstrutivista, encontramos na abordagem projetual a sustentação para os princípios que defendemos como escola. Por meio de uma metodologia ativa, orientada por percursos investigativos, nosso currículo utiliza as diferentes e múltiplas linguagens expressivas e poéticas como ferramentas para tornar visível o pensamento das crianças. Um cotidiano que conjuga: o tempo da experiência, o espaço como educador, as materiais que provocam e convocam à ação, os pequenos agrupamentos como possibilidade de vivência de diferentes papeis e contornos para aprofundamento dos conhecimentos são os alicerces de nossa metodologia, tanto na Educação Infantil, como no Ensino Fundamental, a partir de um diálogo com as orientações legais nacionais e internacionais.

Metodologia
Escola como ateliê

Entendemos a escola como um ateliê difuso, não circunscrito em quatro paredes. Tanto do ponto de vista arquitetônico, quanto funcional, planejamos ambientes nos quais a interação entre os sujeitos, os espaços, os materiais e as propostas sejam o eixo central das relações que ali se estabelecem. A estética é um fio condutor invisível, que conecta e traz sentido aos percursos concretos e subjetivos que se estabelecem. Defendemos uma escola como o espaço do possível, das ações que se conectam, dos olhares recíprocos, das construções coletivas, das aprendizagens em COMPANHIA.

Documentação Pedagógica

Utilizamos a estratégia da documentação pedagógica como uma ferramenta docente para documentar percursos, tornando visível o pensamento de crianças em sua construção de conhecimento e as interpretações coletivas que se produzem em confronto com tais processos. Os registros escritos, fotográficos, audiovisuais dos processos e produções das crianças vão oferecendo reflexões, saberes e conteúdos sobre os quais nos debruçamos como grupo, para acessar camadas cada vez mais profundas sobre o que pensam as crianças sobre o mundo e todo o conhecimento que a humanidade já produziu e segue produzindo.

Documentação Pedagógica